Notícias

Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco

“200 euros, talvez mais”. Este é o valor que Helena Faria estima ter poupado com a aquisição de manuais escolares para o seu filho de 12 anos, depois de ter recorrido ao Banco de Livros Escolares da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Este é já o segundo ano que recorre ao programa da autarquia famalicense, que esta sexta-feira, dia 12 de setembro, e com o arranque do ano letivo à porta, traçou o balanço de mais uma campanha.

Os números revelados esta manhã pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, são reveladores do crescimento do projeto. Até agora foram doados ao Banco 2030 manuais válidos para empréstimo, o que significa um aumento superior a 60 por cento face à campanha de 2013.

Foi precisamente esse o caso de Cláudia Ribeiro, que colocou toda a família em ação, e que entre os livros das filhas e sobrinhos, doou cerca de 60 manuais escolares. “Um dever cívico” refere a famalicense, que curiosamente no anterior usufruiu deste programa depois de ter requisitado livros para as suas duas filhas. “Como a minha situação financeira melhorou, achei por bem entregar este ano o máximo de livros que conseguisse”, acrescenta.

Satisfeito com os números apresentados, Paulo Cunha confessou a ambição de levar o projeto ainda mais longe, esperando que se acabe de vez com aquilo que apelida de “tabu da reutilização dos manuais”. “Este projeto vai continuar a alimentar os que mais precisam, mas queremos que chegue a toda a sociedade famalicense”.

Para que tal aconteça, o autarca espera vir a contar no futuro com o apoio e participação de todos os agentes da sociedade famalicense, como é o caso, por exemplo, dos movimentos paroquiais do concelho, das juntas de freguesia e todos os agentes educativos.

No que toca a números importa ainda referir que foram doados cerca de 2800 livros, que pelo facto de não serem reutilizáveis no nosso sistema de ensino irão agora ser doados a instituições dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, nomeadamente nas cidades geminadas com Vila Nova de Famalicão, como Mocuba e Lobata.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor