Notícias

Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho

O escritor José Carlos Seabra Pereira recebe esta sexta-feira, 28 de outubro, em Vila Nova de Famalicão, o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho. “O Delta Literário de Macau”, sobre a literatura portuguesa em Macau e a presença de Macau na literatura portuguesa, é a obra que valeu ao autor o galardão atribuído pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Associação Portuguesa de Escritores (APE).

A cerimónia de entrega do prémio decorrerá a partir das 15h30, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e contará com a presença do Presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes, da porta-voz do júri, Maria João Reynaud e do premiado.

José Carlos Seabra Pereira é professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, da Igreja Católica. Nascido no Luso, no concelho da Mealhada, há 67 anos, José Seabra Pereira investiga e leciona nas áreas de Literatura Portuguesa Moderna, Estudos Camonianos, Estudos Pessoanos e Teoria Literária, tendo regido cadeiras de Língua Portuguesa, Técnicas de Expressão e Comunicação, bem como Temas de Civilização, Cultura e Artes.

Além de coordenador científico do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, é membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, curador da Casa da Escrita, na mesma cidade, e ainda consultor e supervisor de vários projetos de investigação de Centros da Fundação da Ciência e Tecnologia e diretor da revista Estudos.

O prémio, que vai na sua sétima edição, tem o valor pecuniário de 7500 euros, é atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio integral da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e refere-se a livros publicados em 2015. O júri foi constituído por António Apolinário Lourenço, Artur Anselmo e Maria João Reynaud e “deliberou por maioria”, de acordo com a APE.

O Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho distinguiu anteriormente Vítor Aguiar e Silva, Manuel Gusmão, João Barrento, Rosa Maria Martelo, José Gil e Manuel Frias Martins.

Recorde-se que o ensaísta Eduardo Prado Coelho, falecido em 2007, doou ao município de Vila Nova de Famalicão o seu espólio bibliográfico de 12 500 títulos, atualmente disponível para consulta na Sala Eduardo Prado Coelho da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor