Notícias

ODS: Juntos mudamos o mundo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados na Cimeira das Nações Unidas em setembro de 2015, são uma agenda ambiciosa com a qual todos os países e cidadãos deverão estar comprometidos no desenvolvimento e implementação de medidas para atingir os ODS o mais plenamente possível.

As Bibliotecas são, por excelência, instituições indispensáveis para o efetivo alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma vez que através do acesso democrático e generalizado à informação e ao conhecimento permitem às pessoas a tomada de decisões consciente e, consequentemente, permitem-lhes melhorar as suas vidas.

Comunidades que têm acesso a informações relevantes, oportunas e atualizadas são, certamente, melhores posicionadas para erradicar a pobreza e a desigualdade, proporcionar educação de qualidade, promover a saúde, a cultura, a investigação e a inovação.

Se os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são universais, cada país e cada cidadão será responsável pelo desenvolvimento e implementação de medidas para os atingir o mais plenamente possível.

Ora, enquanto instituição pública, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, compromete-se, também, em contribuir para o efetivo alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Assim, e já para o presente ano letivo, a Rede Municipal de Leitura Pública apresenta no seu plano de atividades a iniciativa “ODS: Juntos mudamos o mundo”, a qual tem como principal objetivo dar a conhecer à comunidade geral, e em particular ao público escolar, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para o público do pré-escolar e do 1º CEB serão realizadas sessões de conto intituladas “Contos que mudam o mundo” onde o principal recurso será o simbolismo transmitido pelos contos da literatura infantojuvenil para a perceção e compreensão dos ODS junto dos mais pequenos. Para os alunos do 2º e 3º CEB será lançado o concurso de escrita criativa “tODoS por um mundo melhor”, cujo propósito final será a criação de uma coleção de contos interativos digitais dedicados à temática dos ODS. Por último, para o público do ensino secundário e para o público geral serão organizadas, através da Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão, ações informativas sobre os ODS, nomeadamente, mesas redondas, conferências, debates, campanhas de sensibilização, concursos de ideias, entre outras.

Veja o Plano de Atividades para o ano letivo 2019/2020 aqui e saiba mais acerca deste novo projeto.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor