Notícias

Grande Prémio de Ensaio "Eduardo Prado Coelho"
23.04.2010

O investigador Vítor Aguiar e Silva, primeiro vencedor do Grande Prémio Ensaio Eduardo Prado Coelho, criado pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) e pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, vai receber o galardão no próximo dia 23, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Vítor Aguiar foi distinguido pela obra "Jorge de Sena e Camões - Trinta Anos de Amor e Melancolia", editada pela Angelus Novus Editora, que mereceu a unanimidade do júri, constituído por António Pedro Pita, José Cândido Martins e Paula Cristina Costa.

O galardão, que é patrocinado pelo município famalicense, será entregue no próximo dia 23 de Abril, no âmbito de um colóquio internacional dedicado a Eduardo Prado Coelho, sob o tema “Um Pensador Multifacetado”, que vai decorrer na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão. O colóquio “Eduardo Prado Coelho: Um Pensador Multifacetado” será moderado por Sérgio Sousa e Eunice Cabral, professores das Universidades do Minho e de Évora, respectivamente. A iniciativa conta ainda com a presença de outros académicos portugueses e espanhóis. Da Universidade de Santiago de Compostela, Isabel Móran Cabanas irá abordar a temática “Reflexões sobre a poética do erotismo: Eduardo Prado Coelho, leitor de David Mourão-Ferreira”. Eugénio Peixoto, da Universidade do Minho, abordará o tema “Eduardo Prado Coelho: Entre a Literatura e a Filosofia”. Por fim, o tema “O Poder de dar glória – o crítico como deus”, que será apresentado por Carlos Quiroga, da Universidade de Santiago de Compostela.
 
PRADO COELHO LIGADO A FAMALICÃO
 
Eduardo Prado Coelho ficou para sempre ligado a Vila Nova de Famalicão ao ter doado ao município o seu espólio bibliográfico de 12.500 títulos (um total de 10.700 livros e 1.800 revistas que estão disponíveis para consulta na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco). Respondendo a esse gesto da família, após a morte do crítico e ensaísta, em 2007, a Câmara Municipal de Famalicão, através do seu presidente, Armindo Costa, anunciou um plano de acção cultural em torno de Eduardo Prado Coelho, do qual o grande prémio de ensaio é o primeiro resultado.

O primeiro vencedor do Grande prémio de Ensaio é Vítor Aguiar e Silva. Nascido em 1939, estudou e ensinou na Universidade de Coimbra, onde foi professor catedrático da Faculdade de Letras. Em 1989, transferiu-se para a Universidade do Minho, onde foi professor catedrático do Instituto de Letras e Ciências Humanas, fundou e dirigiu o Centro de Estudos Humanísticos e a revista Diacrítica e desempenhou as funções de vice-reitor. Tem-se dedicado sobretudo ao estudo da Teoria da Literatura - área em que o seu trabalho como professor e investigador tem sido nacional e internacionalmente reconhecido - bem como da Literatura Portuguesa do Maneirismo, do Barroco e do Modernismo.

Publicou, entre outros, trabalhos "Para uma interpretação do Classicismo", "Maneirismo e Barroco na Poesia Lírica Portuguesa", "Teoria da Literatura", "Competência Linguística e Competência Literária: Sobre a
possibilidade de uma poética gerativa", "Análise e Metodologias Literárias" e "Camões: Labirintos e Fascínios" (obra distinguida com o Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Críticos Literários e da Associação Portuguesa de Escritores).

O investigador já foi galardoado com o Prémio Vergílio Ferreira, atribuído pela Universidade de Évora, em 2002. Em 2007, foi-lhe entregue o Prémio Vida Literária, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores e em 2009 foi o vencedor do Prémio D. Diniz atribuído pela Fundação da Casa de Mateus.

Colóquio"Eduardo Prado Coelho: Um Pensador Multifacetado"
Entrega do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho
Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
23 de Abril de 2010

14h30 - Recepção aos convidados e distribuição de documentação

15h00 - Cerimónia de Entrega do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho a Vítor Aguiar e Silva, pela obra “Jorge de Sena e Camões – Trinta Anos de Amor e Melancolia”, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Arquitecto Armindo Costa; do Presidente da Associação Portuguesa de Escritores, Professor Doutor José Manuel Mendes; do Porta-voz do Júri, Professor Doutor José Cândido Oliveira Martins, e do Premiado, Professor Doutor Vítor Aguiar e Silva.

15h30 - “Eduardo Prado Coelho: Um Pensador Multifacetado”
Moderação e Coordenação Científica: Professor Sérgio Sousa, da Universidade do Minho, e Professora Eunice Cabral, da Universidade de Évora.
Oradores: Isabel Móran Cabanas, da Universidade de Santiago de Compostela, «Reflexões sobre a poética do erotismo: Eduardo Prado Coelho, leitor de David Mourão-Ferreira»; Eugénio Peixoto, da Universidade do Minho, «Eduardo Prado Coelho: Entre a Literatura e a Filosofia»; e Carlos Quiroga, da Universidade de Santiago de Compostela, «O Poder de dar glória – o crítico como deus».

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor