Notícias

ESPAÇO S(énior)

No passado dia 29 de janeiro, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco acolheu no seu auditório cerca de trinta idosos, na atividade “Chá com livros”.
Estiveram presentes nesta sessão os seniores do Centro de Convívio do Município de Vila Nova de Famalicão e o Clube Sénior da Associação Gerações. A iniciativa tinha como mote a partilha de testemunhos, de três leitores convidados, sobre as suas preferências literárias e quais os livros que mais os marcaram como leitores.
Maria Vitória Silva, utente do Clube Sénior da Associação Gerações partilhou com os presentes o seu livro de eleição “Romance de um rapaz pobre”, de Octave Feuillet, um romance do séc. XIX traduzido para português por Camilo Castelo Branco. Este livro falava-nos de um jovem marquês que se vê na penúria devido aos desvarios de seu pai e se vê obrigado a ir trabalhar para longe de Paris onde decide ocultar o seu título nobre e recomeçar a sua vida.
O Sr. António Pereira, utente do Centro de Convívio do Município de Vila Nova de Famalicão, trouxe-nos uma experiência um pouco diferente e partilhou com os presentes a sua história de vida que se encontra retratada no livro que editou e intitulou “Passagem clandestina para França 1964-2004). Num testemunho muito pessoal António Pereira contou-nos pequenos episódios desta fase da sua vida cheia de dissabores e alegrias e de todas as dificuldades por que passou como emigrante em França.
Por último, assistimos à partilha de Rosa Dias, professora bibliotecária da EBI de Gondifelos, que nos trouxe um livro de José Saramago, “A jangada de pedra”. Autor premiado com o Nobel da Literatura e responsável pela publicação de enumeras obras literárias, José Saramago aborda, nesta obra, um episódio fantasioso onde ocorre uma separação da Península Ibérica do resto da Europa, dirigindo-se esta para os Açores. Cheia de personagens caricatas, este livro seduziu de imediato Rosa Dias que se apaixonou assim pela leitura.
No decorrer da atividade foi servido um chá oferecido pelo Agrupamento de Escolas D. Sancho I e servido pelos alunos do curso profissional de técnico de restaurante/bar da Escola Secundária deste mesmo Agrupamento.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor