Notícias

A poesia invade a cidade

Foi sob a égide e esplendor da Primavera que Vila Nova de Famalicão assinalou, esta quinta-feira, o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Poesia. No Jardim dos Paços do Concelho, epicentro da identidade famalicense, ecoaram poemas e foi plantada uma árvore e consagradas outras.
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e o presidente da Associação de Solidariedade Social, Dar-as-Mãos, Agostinho Fernandes, iniciaram a jornada referenciando o antigo Carvalho sexagenário, que embeleza o jardim público de Famalicão, localizado a norte do edifício. Foi ainda batizada a Cerejeira plantada por José Saramago aquando da sua visita à cidade de Vila Nova de Famalicão em 1999, após lhe ter sido atribuído o Prémio Nobel da Literatura. A cerejeira chama-se agora “Árvore do Nobel”.
E foi ainda plantada uma romãzeira, símbolo da amizade e hospitalidade de Vila Nova de Famalicão. A espécie que aparece retratada no brasão do município assinalou o 25.º aniversário da Associação Dar as Mãos.
A sessão ficou ainda marcada pelo arranque do projeto “A poesia invade a cidade”, que vai decorrer em diversos palcos de Famalicão até 5 de outubro. Neste âmbito, coube às crianças do 4.º ano da Escola Básica Luís de Camões e a leitura e teatralização do poema “Epifania de Março” de Aurélio Fernando.
“A poesia invade a cidade” é o novo projeto da Associação Dar-as-Mãos, que venceu a edição deste ano do concurso “Programar em Rede”, lançado pela Câmara Municipal, com o objetivo de colocar vários agentes culturais do concelho a trabalharem em rede para apresentarem um projeto vencedor capaz de cativar os famalicenses e atrair turistas ao concelho.
O projeto é promovido em parceria com o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, a Associação de Pais da Escola Júlio Brandão, a Casa ao Lado, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e a instituição Piratiarte, CRL, tem como objetivo promover a literacia na rua e sensibilizar os diferentes públicos para um melhor conhecimento da literatura portuguesa através dos seus poetas. Nesse sentido serão selecionados um conjunto de poemas que serão depois afixados em vários locais da cidade. Paralelamente serão desenvolvidas atividades diversas nomeadamente nas escolas com a elaboração de poemas, mas também atividades destinadas a todo o público com ações de declamação poética em espaços públicos, entre outros. Haverá ainda a atribuição de prémios para a melhor poesia, melhor mensagem e melhor ilustração de poemas.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor