Notícias

Maratona da Biblioteca

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor comemora-se a 23 de abril e foi instituído pela UNESCO, em 1996, para homenagear o aniversário da morte dos escritores Shakespeare e Cervantes, reconhecidos dramaturgos que escreveram histórias imortais como “Romeu e Julieta” e “D. Quixote de la Mancha”.

Todos os anos, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, associa-se a estas comemorações com a realização da Maratona da Biblioteca que decorrerá, este ano, de 23 a 28 de abril, em vários espaços do concelho.

Assim, já no próximo fim-de-semana, 27 e 28 de abril, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco estará presente na Praceta Cupertino de Miranda, no centro da cidade, com um programa cultural dirigido às famílias e ao público geral.

No dia 27 de abril, pelas 10h.30, teremos a presença da contadora de histórias Cláudia Pinheiro, uma narradora itinerante que dinamiza sessões de contos para crianças com recursos narrativos em tecido, executados por si (tapetes e aventais de histórias). Nas suas sessões apresenta canções, histórias e lengalengas que despertam o gosto pela leitura, pela música e que cultivam o valor do respeito pela natureza e pelas diferenças humanas.

No dia 28 de abril, pelas 10h.30, é dia de “Histórias para sonhar” com o conto A fada Oriana na floresta da menina do mar, uma iniciativa organizada e dinamizada pelo “O Som do Algodão”.
Partindo das personagens do universo de Sophia de Mello Breyner Andresen abre-se a porta a encontros inusitados entre histórias aparentemente distantes. Lado a lado com a narração teatralizada da história, a música é o seu cúmplice incessante. Da melodia sobressairá a apresentação das personagens e a seu convite constroem-se momentos de partilha e diversão, criando o ambiente propício para as aventuras e desventuras dos personagens.

De destacar ainda, durante este fim-de-semana, a realização de oficinas criativas e uma Feira do Livro organizada em parceria com a Livraria Fontenova. Todas as atividades são de entrada livre.

De 23 a 26 de abril, realizar-se-ão ainda outras atividades de promoção do livro e da leitura, a destacar, “Dois dedos de conversa com…Andreia Varela” com a apresentação do livro “O grande e ruim GRAOU”, nos Polos de Leitura de Joane e Riba de Ave; a iniciativa “Se eu fosse…” com os temas “Se eu fosse…treinador/a”, no Polo de Pousada de Saramagos, “Se eu fosse…escritor/”, no Polo de Lousado e “Se eu fosse…assistente de arqueólogo/a”, no Polo de Ribeirão; a atividade “Histórias para sonhar”, na Biblioteca Municipal e ainda leituras criativas e oficinas na Biblioteca Municipal e nos Polos de Leitura.

Veja mais sobre o programa da Maratona da Biblioteca aqui
 

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor