Notícias

Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho

A escritora Joana Matos Frias é a vencedora do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, com o livro “O Murmúrio das Imagens”.
Na ata do júri, composto pelos professores e ensaístas Cândido Oliveira Martins, Isabel Cristina Rodrigues e José Carlos Seabra Pereira, destaca-se “a solidez e clareza da fundamentação teórica aduzida sobre um tema tão complexo”, que é a relação multisecular entre a imagem e poesia.
O Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, instituído Associação Portuguesa de Escritores, com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, destina-se a galardoar, anualmente, uma obra de ensaio literário, escrita em português por um autor português, publicada em livro, em primeira edição. O prémio tem o valor pecuniário de 7.500 euros.
“O Murmúrio das Imagens”, publicado em março, em dois volumes, pela editora Afrontamento, consiste num “estudo que visa apresentar uma ponderada reconstituição teórica desse complexo vínculo entre Poesia e Imagem”, pode ler-se na sinopse do livro.
Através do cruzamento dos domínios elementares da retórica, da poética e da estética, este livro propõe “uma reflexão transdisciplinar que não se escusa mesmo a uma certa indisciplinaridade”, lê-se no mesmo texto.

Joana Matos Frias, professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tem publicado ensaios no campo da estética comparada, privilegiando as correlações entre a poesia, a pintura, a fotografia e o cinema.
Em 2001, venceu o Prémio de Ensaio Murilo Mendes, no Brasil, com o livro “O Erro de Hamlet: Poesia e Dialética em Murilo Mendes”, sobre o poeta do modernismo brasileiro, que se fixou em Lisboa, onde morreu em 1975.
A escritora é, ainda, autora de “Localização Dinâmica”, publicado em 2010, da coletânea de ensaios “Repto, Rapto”, de 2014, e de “Cinefilia e Cinefobia no Modernismo Português”, de 2015.
Joana Matos Frias pertence à Sociedade Portuguesa de Retórica e ao Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, e integra, como investigadora, a rede internacional LyraCompoetics.

Refira-se que o Prémio Eduiardo Prado Coelho já consagrou vários autores, desde 2010, como Vítor Aguiar e Silva, Manuel Gusmão, João Barrento, Rosa Maria Martelo, José Gil, Manuel Frias Martins, José Carlos Seabra Pereira, Isabel Cristina Rodrigues, Helder Macedo e agora Joana Matos Frias.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor