Notícias

Lançamento de livro

Custódio Bernardino Carneiro da Silva, com pseudónimo Martinho de Andrade, natural de Vila Nova de Famalicão, é o autor da obra póstuma “Algumas das Palavras”. Como forma de homenagem, a família decidiu publicar este seu grande sonho, um livro com poemas da sua autoria, e agendou o seu lançamento para o próximo dia 16 de novembro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão.

Desde muito jovem Custódio Silva manifestou a sua paixão literária e vontade de escrever e dizia, a certo momento no prólogo “A Travessia do Rubicão”, “Afinal, escrever porquê, para quê e para quem? Fundamentalmente, respondo a mim próprio: para dar aos outros, tudo o que me deram, escrever é empenhamento e dedicação”…

Era pessoa de uma grande erudição. Os seus poemas são como telas cheias de vida, luz, cor, e diferentes sensações. Descreve com mestria as ilhas dos Açores, Famalicão e outros locais onde viveu e viajou. Reverte-nos para a Feira Grande visto ter nascido e crescido próximo. Começa a obra numa viagem de caravela à procura do país ideal e termina em comboio relatando trajetos à Póvoa de Varzim com traquinices, a Lousado com banhos no rio Ave outrora despoluído.

Foi um Homem multifacetado cuja vida pessoal e profissional influencia esta obra poética e não só... e os vários escritos refletem vivencias em Antas, Vila Nova de Famalicão, local de nascimento, mas também no Arquipélago dos Açores, onde descreve “ter sido feliz” ..., e na região de Champanhe em França onde também residiu, assim como para vários países onde viajou.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor