Notícias

Territórios de escrita

No próximo dia 15 de fevereiro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, terá lugar a sessão de lançamento da obra "A Poesia Invade a Cidade: antologia de poetas famalicenses", que reúne poemas de um conjunto vasto de poetas famalicenses, nacionais, dos PALOP e universais.

Esta antologia reúne, para além de outros textos, todas as poesias da exposição A POESIA INVADE A CIDADE que se encontra a decorrer no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão A exposição e a edição desta antologia enquadram-se na comemoração dos 25 anos da Associação Dar as Mãos.

De acordo com as notas de abertura do autor Agostinho Fernandes pretende-se agora divulgar também no âmbito da linguagem poética, os nossos valores literários de inspiração e obra maiores, por ocasião da iniciativa e exposição de “ A poesia invade a cidade”, iniciativa ancorada pela Associação Dar as Mãos, que celebra este ano o seu 25 aniversário, para que as escolas e a sociedade famalicense a conheça, divulgue, leia e deixe prender e surpreender e saboreie o mel ou o fel dos nossos poetas famalicenses, entre uma constelação grandiosa de poesia nacional, de países de língua portuguesa e mundiais, nesta Terra a que o Rei D. Sancho concedeu o foral de existência em 1205 … não parando de se desenvolver e redescobrir até aos dias de hoje … 814 anos, mais precisamente a 1 de Julho de 2019, ano em que decorrem 150 anos do nascimento de dois dos nossos poetas maiores, Júlio Brandão (1869-1947) e Sebastião de Carvalho (1869-1926), o centenário do nascimento do ilustre e grande famalicense Armando Bacelar (1919-1998), advogado, escritor e político, três figuras a recordar e honrar pela briosa população famalicense a par da luminosa Sophia de Mello Breyner Andersen e o grande inconformista e descontente Jorge de Sena que ambos partilham a data do centenário de nascimento com Armando Bacelar. Está de parabéns o mundo da língua portuguesa de todos nós.

Esta edição, que contém uma seleção de poemas musicados por Ruben Araújo e Carina Amarante, contou ainda com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, da Associação de Pais da Escola Júlio Brandão, do Centro Artístico – A Casa ao Lado e da Cooperativa Piratiarte CRL.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor