Notícias

Informações sobre reabertura

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e os seus Polos de Leitura, no concelho de Vila Nova de Famalicão, vão proceder a partir desta semana e de forma condicionada e faseada à reabertura de alguns dos seus serviços.

Encerradas desde o passado dia 11 de março na sequência das orientações da Comissão Municipal de Proteção Civil de Vila Nova de Famalicão e da Direção Geral da Saúde devido ao coronavírus – COVID-19, a Biblioteca de Famalicão retoma alguma da sua atividade mais urgente, continuando a privilegiar o atendimento à distância, via telefónica e/ou digital.

Assim o plano para a reabertura condicionada e faseada de serviços nas bibliotecas organiza-se da seguinte forma:

Até 15 de maio, a Biblioteca Municipal e respetivos Polos estarão disponíveis para receber de forma exclusiva a devolução do máximo possível de documentos que se encontrem em empréstimo domiciliário, para que lhes seja dado o devido tratamento de higienização e de quarentena a que estes documentos manuseados têm, obrigatoriamente de ficar sujeitos. Esta 1.ª fase será assegurada na modalidade “ao postigo”, à porta de entrada das bibliotecas, com todas as regras de higiene e distanciamento asseguradas.

A partir de 18 de maio, será possível iniciar os empréstimos domiciliários sob reserva antecipada. Para usufruírem dos empréstimos domiciliários, os leitores terão que, previamente, consultar o catálogo bibliográfico online (aceder aqui), verificar a disponibilidade do documento que pretende requisitar, efetuar a reserva e por fim contactar a sua biblioteca, por telefone, para informar da data e horário, nos dois dias subsequentes, em que pretende recolher o documento. Esta 2.ª fase será também assegurada na modalidade “ao postigo”, à porta de entrada das bibliotecas.

A partir de 1 de junho, data em que se celebra o dia mundial da criança, os 28 anos da inauguração do atual edifício da Biblioteca Municipal e a data da morte do seu patrono, o escritor Camilo Castelo Branco, a Biblioteca de Famalicão prevê abrir finalmente as suas portas para pesquisa e consulta presencial dos documentos nas diferentes salas. A entrada e circulação de leitores dentro das instalações das bibliotecas deverá acontecer no estrito cumprimento das Regras de Atividade Pós-Contenção (Plano de mitigação de riscos) e será condicionada à lotação de cada biblioteca e de cada sala, respeitando as regras de distanciamento entre pessoas e com recurso ao uso obrigatório de máscaras pelos leitores.  O acesso às salas será orientado pelos técnicos da biblioteca, assim como o acesso às estantes para retirar os livros ou documentos será feito em exclusivo pelo técnico da biblioteca ao serviço. Após a consulta, os livros ou documentos manuseados deverão ser entregues ao técnico para cumprimento dos cuidados posteriores. A permanência nos espaços das bibliotecas será por tempo determinado e para o estritamente necessário.

Refira-se que apesar do encerramento dos serviços presenciais em todas as bibliotecas, durante este período, foram sempre mantidos e assegurados os serviços de atendimento telefónico e de atendimento eletrónico a todos os leitores. Para além disso, as bibliotecas disponibilizaram diversas atividades online, como os “Contos à Quarta”, com momentos de leitura para toda a família, visitas virtuais a exposições, entre muitas outras.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor