Notícias

Rede Municipal de Leitura Pública

Apesar do contexto pandémico com que o presente ano letivo arrancou, que veio obrigar a alterações nas habituais rotinas e dinâmicas escolares, a Rede Municipal de Leitura Pública e a sua equipa do Serviço Educativo e Cultural mantêm o objetivo de continuar a sua missão de promoção do livro e da leitura junto da comunidade escolar.

Para esse efeito, e apesar de pretender manter o formato habitual das sessões presenciais, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e os seus Polos de Leitura definiram um programa educativo e cultural que prevê a possibilidade de adaptação de algumas atividades para o modo virtual, em ambiente online.

Esta proposta de formato apenas decorrerá nas situações em que se verifique a impossibilidade dos grupos escolares ou outros se deslocarem a um dos nossos espaços de leitura.

Com agenda disponível já a partir do dia 1 de outubro são várias as propostas educativas e culturais que a Biblioteca Municipal disponibiliza para os diversos públicos do concelho.

Do programa de atividades, que pode ser consultado aqui na íntegra, destacamos a iniciativa que arrancou no passado ano letivo “ODS: Juntos mudamos o mundo”, a qual tem como principal objetivo dar a conhecer à comunidade geral, e em particular ao público escolar, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com diferentes propostas de atividades conforme o público-alvo, relembramos que esta iniciativa propõe para as crianças do pré-escolar e do 1º CEB, horas do conto onde o principal recurso utilizado são livros cujo simbolismo transmitido pela sua história apela à perceção e compreensão dos 17 ODS junto dos mais pequenos.

Para os alunos do ensino secundário e para o público geral organizaremos, através da Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão, ações informativas sobre os ODS, nomeadamente, mesas redondas, conferências, debates, campanhas de sensibilização, concursos de ideias, entre outras.

Por último, o concurso de escrita criativa “tODoS por um mundo melhor”, dirigido aos alunos do 2º e 3º CEB, abriu agora as inscrições para a sua 2ª edição. Relembramos que o propósito final deste concurso é a criação de uma coleção de 17 contos interativos digitais dedicados a cada um dos 17 ODS, estando já selecionados os três primeiros contos vencedores, referentes ao ano letivo de 2019/2020, e que podem ser lidos aqui:
- EBI de Gondifelos - turma 5.º 1 - “Erradicar a Pobreza” - ler texto vencedor
- EBI de Gondifelos - turma 5.º 1 - “Erradicar a Fome” – ler texto vencedor
- EB2,3 de Ribeirão - turma 6.º F – “Saúde e Qualidade” – ler texto vencedor

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor