Notícias

Semana da Leitura 2021

No âmbito da comemoração da Semana da Leitura, uma iniciativa de âmbito nacional proposta pelo Plano Nacional de Leitura 2027, a Rede de Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão organiza, em conjunto, um programa de atividades educativas e culturais que envolve um total de mais de 30 bibliotecas, da rede pública e da rede escolar, espalhadas por todo o concelho de Vila Nova Famalicão.

Não tendo sido possível, por razões da pandemia, realizar a 11ª Semana da Leitura das Bibliotecas de Famalicão no ano 2020, a Rede de Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão decidiu, simbolicamente, retomar o evento no exato ponto onde mesmo parou no passado ano de 2020, bem como assumir a mesma imagem gráfica anteriormente criada.

Assim, e para festejar o Livro e a Leitura, realizar-se-ão entre os dias 15 e 20 de março diversas iniciativas dirigidas tanto à comunidade educativa como à população geral do nosso concelho, decorrendo as mesmas através do ambiente digital e online, subordinadas ao tema: “Somos o que Lemos”.

A sessão de abertura da 11ª Semana da Leitura das Bibliotecas de Famalicão decorrerá no dia 15 de março, pelas 15h., e será concretizada e transmitida a partir da Escola Básica D. Maria II, a escola que este ano retoma o acolhimento e a realização deste evento. Para amadrinhar esta edição da Semana da Leitura foi convidada a escritora e jornalista Filipa Martins.

Filipa Martins nasceu em Lisboa, em 1983. É jornalista desde 2004, colaborando em publicações como o Diário de Notícias, Notícias Magazine, Evasões e o jornal "i". Recebeu o Prémio Revelação em 2004, na categoria de Ficção, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), com Elogio do Passeio Público, o seu primeiro romance, que veio a ser publicado em 2008. Obteve ainda o Prémio Jovens Criadores do Clube Português de Artes e Ideias com o conto "Esteira". Em 2009, publicou o seu segundo romance, Quanta Terra. Em 2014, saiu pela Quetzal o seu terceiro romance, Mustang Branco, a que se seguiu, com a mesma chancela, Na Memória dos Rouxinóis. Filipa Martins tem atualmente um programa de rádio (com Rui Couceiro), A Biblioteca de, e é coautora do argumento da série Três Mulheres, em exibição na RTP 1.

Do programa da Semana da Leitura merece especial destaque a iniciativa Famalicão a LER, que será assinalada no dia 18 de março, pelas 10h15, e que se assume como o evento concelhio que pretende, de forma simbólica, mostrar a união de diversos parceiros concelhios, como escolas, instituições, autarquia, rádios locais, e outras organizações, em torno da promoção do livro e da leitura. O que se pretende com a iniciativa Famalicão a LER é que durante breves minutos todos os famalicenses possam interromper os seus afazeres para usufruir de um momento descontraído de leitura, seja ela de um livro, de um jornal ou de uma revista.
O particular envolvimento da Rádio Cidade Hoje e do canal digital Fama TV nesta iniciativa, permitirá ampliar o objetivo proposto, transportando a leitura para o domínio público e coletivo e potenciando, ainda mais, a promoção do livro e da leitura.

Pode ver o programa da Rede Municipal de Leitura Pública aqui
Cartaz da iniciativa



« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor