Notícias

Clube de Leitura ODS

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco tem vindo a dinamizar, desde o dia 14 de novembro de 2020, um clube de leitura dedicado inteiramente à temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, designado de Clube de Leitura “Partilhando os ODS”.

Este Clube de Leitura, integrado no projeto “ODS: juntos por um mundo melhor”, pretende assumir-se como um espaço especialmente dedicado à leitura e particularmente destinado às famílias famalicenses, onde pais e filhos são as “personagens” principais e nele terão a oportunidade de partilhar leituras e explorar em conjunto o mundo mágico dos livros. São as nossas “Famílias Embaixadoras dos ODS” e, este ano, contamos com 5 famílias, com as quais marcamos encontro, em ambiente online, no 2º sábado de cada mês.

Partindo do tema “Agenda 2030: 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”, as famílias participantes no clube serão convidadas a viajar através de 17 sugestões literárias pretendendo-se, com cada uma delas, abordar e refletir sobre cada um dos 17 ODS - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Até ao momento já foram abordados e explorados em conjunto com as famílias participantes 10 Objetivos cujos temas sociais e ambientais incluem temáticas como: a pobreza, a fome, água potável, a igualdade de género, energia, educação, desigualdades, trabalho digno, entre outros. Como recurso e apoio às sessões, são apresentados e trabalhados em conjunto com as famílias 10 livros infantis selecionados criteriosamente para este clube, cujo simbolismo transmitido pelas suas histórias ajudam numa melhor  perceção e compreensão dos ODS junto dos mais pequenos.

Esta aventura entre os livros e o planeta Terra ainda vai a meio da sua viagem mas já podemos evidenciar algumas propostas e trabalhos bem criativos e interessantes das nossas famílias embaixadoras.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor