Notícias

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor comemora-se a 23 de abril e foi instituído pela UNESCO, em 1996, para homenagear o aniversário da morte dos escritores Shakespeare e Cervantes, reconhecidos dramaturgos que escreveram histórias imortais como “Romeu e Julieta” e “D. Quixote de la Mancha”.
A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco não querendo (nem podendo) deixar passar em branco este dia tão importante para as Bibliotecas, comemorará a efeméride com algumas ações simbólicas  e com o regresso da rubrica “Territórios de escrita: à conversa com os autores”, em formato online, nas redes sociais Facebook e Instagram.
Assim, logo, pelas 21h00 poderá ficar a conhecer um pouco melhor o autor famalicense Francisco Sousa e a sua mais recente obra “A casa”.
De referir que o cartaz oficial deste ano é da autoria dos ilustradores Susana Diniz e Pedro Semeano (dupla conhecida por Adamastor), Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração em 2020 (ver cartaz aqui).
Com esta ilustração os autores quiseram mostrar que, um ano após o início da pandemia, é o livro que continua a abrir-nos o espaço de isolamento físico, mas que também permite que o pensamento floresça e seja sempre cada vez mais livre.
E porque consideramos que a mensagem da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas é extremamente importante nestes tempos que correm deixamos aqui a sua sugestão que também é de todos nós.
“E porque na cadeia do livro todos somos precisos - escritor e ilustrador, editor, tradutor, revisor, designer, gráfica, distribuidora, livraria, mediador, biblioteca e leitor, a 23 de Abril vá à livraria da sua zona ou encomende online, e envie um livro para quem lhe é mais querido.
Todos somos Livros. Todos somos Livres.”

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor