Notícias

Vencedores do concurso "tODoS por um mundo melhor"

Já são conhecidos os textos vencedores da 2ª edição do concurso de escrita criativa “tODoS por um mundo melhor”, uma iniciativa dirigida aos alunos do 2º e 3º Ciclo do concelho de Vila Nova de Famalicão, promovida pela Rede Municipal de Leitura Pública de Famalicão, no âmbito do projeto “ODS: juntos mudamos o mundo".

Os textos vencedores selecionados foram, na categoria do ODS 4 “Educação de qualidade”, a turma 703 da Escola Secundária D. Sancho I, na categoria do ODS 5 “Igualdade de género”, a turma 6.º 11 da EB2,3 Júlio Brandão e, por último, na categoria do ODS 6 “Água potável e saneamento” a turma 7ºA da EB2,3 Bernardino Machado.

Nesta segunda edição, inscreveram-se, um total de 31 turmas dos Agrupamentos de Escolas de Gondifelos, D. Maria II, D. Sancho I, Camilo Castelo Branco e Padre Benjamim Salgado.

Devido ao contexto de pandemia em que nos encontramos esta edição realizou-se num formato diferente do programado. Assim, numa primeira fase foi gravado e enviado a todas as turmas inscritas a concurso um vídeo de apresentação do projeto “ODS: juntos mudamos o mundo” e, numa segunda fase, um vídeo tutorial onde foi explicado “passo a passo” a dinamização da oficina de escrita criativa em contexto de sala de aulas, juntamente com o professor responsável.

Após a entrega dos trabalhos finais, o júri do concurso, constituído por Juliana Sá, técnica superior da Direção Geral do Município de Famalicão, Aurélia Azevedo, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Ribeirão e Teresa Torres, técnica superior da Rede Municipal de Leitura Pública do Município de Famalicão, selecionou os vencedores desta segunda edição. O objetivo seria criar um conto infantojuvenil onde o tema central refletisse os ODS abordados durante o ano letivo que agora termina. De referir que este ano foram tratados os: ODS 4 (Educação de qualidade); ODS 5 (Igualdade de género) e ODS 6 (Água potável e saneamento).

De salientar que o objetivo final deste Concurso é a criação de uma coleção de contos interativos digitais dedicados aos ODS, os quais serão integrados numa “estante virtual”, alojada no sítio web da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

Recorde-se que já se encontram disponíveis nesta “estante virtual” os três primeiros contos interativos digitais, resultantes da 1ª edição do Concurso de Escrita Criativa.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor