Notícias

Territórios de escrita: à conversa com Emanuel Mendes

No âmbito da iniciativa “Territórios de escrita: à conversa com os autores”, Emanuel Mendes apresentará a sua obra “Nunca pares”, no sábado 28 de janeiro, pelas 16h00, na Casa do Território (Parque da Devesa).

A presente obra retrata uma série de Caminhos de Santiago e de Fátima que foram percorridos pelo autor.
Ao longo da obra os diversos capítulos abordam a descrição de como surgiu a ideia de percorrer estes Caminhos, uma breve abordagem histórica, a simbologia associada ao Caminho de Santiago, o planeamento e os ensinamentos aprendidos.
Cada Caminho é descrito em forma de diário de viagem, abordando: Caminho Central Português; Lisboa – Fátima; Porto - Fátima; Caminho Português pela Costa; Caminho Francês; Aveiro – Fátima; Tomar – Fátima – Santiago de Compostela – Muxia – Fisterra.

Nascido a 7 de dezembro de 1979, em Lisboa, Emanuel Mendes viveu a sua infância e adolescência em Alfama.
Frequentou o ensino secundário na Escola Secundária Gil Vicente e aos 18 anos iniciou a sua carreira militar, enquanto voluntário na Marinha na especialidade de Fuzileiros, tendo realizado aqui o curso de formação de oficiais. Participou na missão de apoio à paz na Bósnia Herzegovina, regressando após essa missão à Escola de Fuzileiros, onde permaneceu ligado à instrução até finda a sua carreira nas Forças Armadas, em dezembro de 2003. Em janeiro de 2004, inicia o curso de formação de agentes da Polícia Marítima, prestando serviço em diversos comandos a nível nacional. Frequentou o mestrado em Ciências Farmacêuticas, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, não o tendo concluído. Em 2010, iniciou o curso de piloto de linha aérea de aviões e posteriormente o de instrutor de voo em aviões.
Atualmente o autor, trabalha como piloto de linha aérea com a especialização em Boeing 767. Nas formações em que esteve presente de destacar as de “Potencialização de recursos humanos - vetor liderança”, “Estágio de Ordem Pública” e “Estágio de técnicas de interpolação”.
Em 2016, iniciou a descoberta dos Caminhos de Santiago, tendo inicialmente optado por percorrer o Caminho Central Português, a partir de Lisboa. Segundo o autor “há uma vida de conhecimento, aventuras e caminhos pela frente.”

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor