A Biblioteca Digital “A Oposição Democrática em Vila Nova de Famalicão” representa um marco importante da história mais recente da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, pois revela o resultado de um trabalho persistente na promoção e divulgação da sua Sala de Fundo Local, entendida como um dos garantes da preservação da memória cultural do concelho de Vila Nova de Famalicão.
Através dos documentos contidos nos espólios doados por um conjunto de personalidades famalicenses ligadas à oposição do regime, nomeadamente, Joaquim Loureiro, Armando Bacelar, Margarida Malvar, Macedo Varela, João Ribeiro, Manuel F. Cunha, Eduardo Ribeiro, José Santos Ferreira Reis e Artur Sá da Costa, é possível conhecer-se e entender-se como e quais foram as movimentações e as ações em que estas personalidades estiveram ligadas, durante o período de 1945 e 1974.
Pretende-se, com esta biblioteca digital, preservar algumas das fontes mais importantes da história local famalicense, assim como divulgar e disponibilizar um conjunto vasto de documentos produzidos na luta contra o fascismo e perceber, desta forma, o alcance que o movimento da oposição democrática atingiu em Vila Nova de Famalicão e noutras localidades do país.
A Biblioteca Digital “A Oposição Democrática em Vila Nova de Famalicão” disponibiliza um total de cerca 1540 documentos, nomeadamente cartas, fotografias, panfletos, relatórios, requerimentos, circulares, entre outros.
Biblioteca Digital » |