Biblioteca Digital de Vasco de Carvalho

A concretização da biblioteca digital “Vasco de Carvalho” significa mais um momento importante da história da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, pois é o resultado de um trabalho persistente na promoção e divulgação do Fundo Local. Vila Nova de Famalicão muito deve à figura de Vasco de Carvalho, em virtude das suas pesquisas e investigações para o conhecimento da História Local ao recolher informação sobre diversos assuntos da história do concelho. Além de ser um apaixonado pela sua terra, Vasco de Carvalho foi um autodidata e, através da escrita e da recolha de informação, dá-nos a conhecer, nos seus mais variados aspetos, os desenvolvimentos da sociedade e cultura famalicense no período da 1ª metade do século XX.

Em 1961 Vasco de Carvalho faz a doação de todo o seu espólio à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com o principal objetivo de integrar o fundo documental da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Em 2005, no âmbito das comemorações do Foral de D. Sancho I, e por ocasião do aniversário dos 170 anos da fundação do concelho, a Sala de Fundo Local recebeu o nome de Vasco Carvalho, passando a designar-se Fundo Local Vasco de Carvalho. O seu espólio é constituído por uma biblioteca com cerca de 3.000 livros e 10.387 documentos (cartas, cartazes, folhetos, apontamentos manuscritos, fotografias, recortes de imprensa, etc.). Com esta doação Vasco de Carvalho pretendia dar a conhecer o seu espólio e colocar à disposição de toda a comunidade, investigadores e população em geral informações sobre monumentos, festas, figuras populares, personalidades locais, vida política, história local, etc.

Biblioteca Digital »

Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor