Notícias

Livraria Municipal

As Portas da História – Vila Nova de Famalicão 1835-2015 (volume 1 e 2) são as mais recentes publicações disponíveis para venda na Livraria Municipal de Vila Nova de Famalicão.

“Um contributo para se conhecer e ajuizar o trabalho coletivo realizado no percurso de quase duas centúrias, desde os primórdios da criação do concelho em 1835 até à atualidade. São páginas novas, servidas por uma fita do tempo, que relatam pela primeira vez acontecimentos, e balizam datas relevantes do nosso percurso coletivo, penetrando em períodos históricos até hoje ignorados e esquecidos pela historiografia”. É desta forma que o investigador famalicense Artur Sá da Costa apresenta a obra As Portas da História – Vila Nova de Famalicão 1835-2015 recentemente editada em dois volumes pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Com textos de António Joaquim, Amadeu Gonçalves, Artur Sá da Costa e Daniel Faria, coordenação de António Joaquim e José Agostinho Pereira e design gráfico de Raquel Bragança, a obra é “mais um contributo para o conhecimento e aprofundamento da História de Vila Nova de Famalicão, muito particularmente desde a fundação do concelho, em 1835, quando as terras de Vila Nova se libertaram do domínio de Barcelos, conquistando autonomia política, até aos nossos dias”, reforça o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha na nota de abertura.

O primeiro volume explora o percurso coletivo de Vila Nova de Famalicão enquanto município, desde a sua fundação, ainda na Monarquia Constitucional, até à Segunda República com olhar atento sobre as primeiras décadas da municipalidade, a cruzada republicana no concelho e a afirmação da oposição democrática, entre outos temas. O segundo volume desenvolve-se a partir da Revolução de 25 de Abril de 1974 e o papel das autarquias locais, nomeadamente o contributo de Vila Nova de Famalicão, prosseguindo pela Terceira República adentro. Uma cronologia da autoria de Amadeu Gonçalves entre 1835 e 2015 dá-nos no último terço da obra “o esqueleto do tempo que forma os fundamentos de tudo o resto”.

A obra encontra-se disponível para aquisição na Livraria Municipal, sita na Casa do Território, no Parque da Devesa.

A Livraria Municipal de Vila Nova de Famalicão assume-se com um espaço privilegiado de acesso às publicações editadas e apoiadas pelo Município de Vila Nova de Famalicão e disponibiliza, também, uma série de artigos promocionais do município como por exemplo postais, catálogos, esculturas e serigrafia.

Consulte aqui o catálogo de publicações da Livraria Municipal.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor