Projetos continuados

Bebéteca
É um serviço da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco destinado a bebés até aos 2 anos de idade, devidamente acompanhados dos respetivos familiares.
Este espaço, especialmente pensado para esta faixa etária, dispõe de mobiliário colorido e de uma coleção de livros  apropriada a este público. Almofadas, puffs, livros com cores, texturas, cheiros e sons, permitem estimular, desde cedo, o gosto pela leitura e pelo livro transformando-o num objeto do quotidiano dos bebés.
A Bebéteca tem como missão motivar, desde cedo, as crianças para a linguagem oral e escrita de forma harmoniosa, envolvendo os bebés no contato com o livro impresso, através da leitura de histórias em voz alta, da exploração de imagens e do manuseamento dos livros.
As atividades dirigidas às instituições são realizadas nas modalidades presencial ou online.
As atividades de sábado estão, temporariamente, canceladas.
Local | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Projetos | +Leitura+Aprendizagem; +Leitura+Família
Públicos | 1ª infância; famílias

ODS: Juntos mudamos o mundo
Iniciativa da Rede Municipal de Leitura Pública intitulada “ODS: juntos mudamos o mundo”, que tem como principal objetivo dar a conhecer à comunidade geral, e em particular ao público escolar, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para o ano letivo 2020/2021 serão abordados os ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 5 – Igualdade de género e ODS 6 – Água potável e saneamento.
Junto do público pré-escolar e 1º CEB realizar-se-á a atividade "Contos que mudam o mundo"; para o público escolar do 2º e 3º CEB realizar-se-á a 2º edição do concurso de escrita criativa "tODoS por um mundo melhor" e, para o público do ensino secundário e para a comunidade abordar-se-á a temática dos ODS através da Antena de Informação Europeia.
Atividades realizadas nas modalidades presencial ou online.
Local | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e Polos de Leitura
Projetos | +Leitura+Aprendizagem; +Leitura+Comunidade
Públicos | escolar e geral

De Famalicão para o Mundo – Contributos da História Local
Este projeto é direcionado para as questões educativas do concelho de Vila Nova de Famalicão, enquadrado no conceito de «cidade educadora» e apresenta um conjunto de propostas e sugestões com o intuito de atribuir à História Local mais relevância histórica, concedendo-lhe mais visibilidade nos conteúdos programáticos das disciplinas de Estudo do Meio (1.º Ciclo); História e Geografia de Portugal (2.º Ciclo), História (3.º ciclo), História A / B e História da Cultura e das Artes (Ensino Secundário) na sua relação com a História Nacional e Universal a partir da dinamização de um conjunto de valências culturais à escala concelhia. Essas sugestões integram um conjunto de fontes históricas de património local e consequentes ações estratégicas de ensino e aprendizagem com significado para os alunos, nomeadamente em visitas de estudo a diversas valências culturais, assim como em formato de aula-oficina, em sala de aula.
Atividades realizadas nas modalidades presencial ou não presencial com recurso a material educativo e informativo fornecido pela Biblioteca sobre o tema da atividade para poderem trabalhar em contexto de sala de aula.
Local | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Projetos | +Leitura+Aprendizagem
Público | escolar

Mala de histórias
Este projeto visa proporcionar aos utentes do serviço de pediatria, do Centro Hospitalar do Médio Ave, momentos de contacto com os livros e as histórias que eles contam, facilitando ainda mais o seu período de convalescença.
A Mala de Histórias é um projeto de cultura solidária e de aprofundamento da rede municipal de leitura pública, com o qual se pretende promover o livro como um companheiro no processo de reabilitação e restabelecimento dos doentes internados.
No âmbito desta iniciativa, uma técnica de animação de leitura da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco visita, uma vez por mês, as crianças internadas no Centro Hospitalar do Médio Ave, “com uma mala cheia de histórias”.
Iniciativa temporariamente cancelada.
Local | Centro Hospitalar do Médio Ave
Projeto | +Leitura+Comunidade
Público | Crianças e jovens internados na unidade de Pediatria do CHMA

Bibliomóvel no CHMA
A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, consciente da sua missão de facilitar o acesso livre e sem limites ao livro e à leitura, tem desenvolvido com o Centro Hospitalar do Médio Ave um trabalho estreito de colaboração que permite disponibilizar aos utentes internados naquele serviço algum do fundo documental existente na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Todas as terças-feiras, no período da tarde, o Bibliomóvel desloca-se aos diferentes serviços de internamento do CHMA, fazendo circular um carrinho de livros que permite não só o serviço de leitura presencial mas também o serviço de empréstimo de livros. Levar leitura a este tipo de público é possibilitar-lhes o exercício da sua cidadania, que está temporariamente comprometida pelas suas condições físicas e de saúde.
Iniciativa temporariamente cancelada.
Local | Centro Hospitalar do Médio Ave
Projeto | +Leitura+Comunidade
Público | Utentes internados no CHMA

Biblioteca Itinerante
A biblioteca itinerante assume-se como um serviço de extensão bibliotecária que pretende facilitar o acesso dos estabelecimentos de ensino do concelho a um serviço descentralizado de leitura domiciliária.
Assim, diariamente, o Bibliomóvel desloca-se pelas diversas freguesias do concelho de Vila Nova de Famalicão para apoiar os estabelecimentos escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico que não dispõem de Biblioteca Escolar e instituições de caráter social.
Iniciativa temporariamente cancelada.
Locais | Escolas do concelho
Projeto | +Leitura+Aprendizagem
Público | infantil

Troca por troca: deixe um livro, leve outro
“Troca por troca: deixe um livro, leve outro” é um projeto municipal de leitura, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, e pretende envolver a comunidade local numa campanha de oferta e troca de livros usados.
Este projeto municipal de leitura permitirá potenciar o interesse pelo livro, consolidar hábitos de leitura, bem como, proporcionar o acesso a novas leituras e à renovação das coleções particulares.
Iniciativa temporariamente cancelada.
Locais | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e Polos de Leitura
Projeto | +Leitura+Comunidade
Público | geral

Quiosques Troca por Troca
Os Quiosques Troca por Troca são uma extensão do projeto “Troca por troca: deixe um livro, leve outro”, um projeto municipal de leitura, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, que pretende envolver a comunidade local numa campanha de oferta e troca de livros usados.
Os quiosques estão localizados na Praça D. Maria II e Parque de Sinçães e são apadrinhados pelo antigo presidente da Câmara Municipal e escritor Agostinho Fernandes e pela escritora Manuela Monteiro.
Iniciativa temporariamente cancelada.
Locais | Praça D. Maria II e Parque de Sinçães
Projeto | +Leitura+Comunidade
Público | geral

ESPAÇO S(énior)
Com a intenção de afirmar a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e os Polos de Leitura do concelho como espaços de referência para a ocupação dos tempos livres dos mais idosos, e tirando desse espaço proveito para aprofundar conhecimentos e estabelecer novas formas de contacto com a arte, a cultura e a informação, o ESPAÇO S(énior) pretende atrair novos leitores para a biblioteca e promover novos hábitos junto desta faixa etária.
Este projeto inclui diversas atividades que são desenvolvidas para os idosos e com os idosos, assumindo-se como um espaço dedicado aos encontros com a leitura, ao empréstimo de livros, à música, ao cinema e à tertúlia, onde se comentem acontecimentos do quotidiano e se abordem assuntos de interesse comum desse público específico.
Iniciativa temporariamente cancelada.
Locais | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e Polos de Leitura
Projeto | +Leitura+65Ativo
Público | sénior

Antena de informação europeia
A Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão, sedeada na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, assume-se como uma extensão do Centro de Informação Europe Direct do Minho e é um serviço especialmente dedicado ao efeito multiplicador da mais variada informação produzida pelas instituições europeias.
Considerando que a Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão se propõe assumir como um intermediário entre os cidadãos europeus e a União Europeia e, através desse desígnio, chegar a um número mais alargado de cidadãos, concretiza a sua missão através da disponibilização de um espaço próprio, na área das publicações periódicas, com documentação, publicações e folhetos sobre políticas e programas europeus.
Para além deste espaço próprio e especializado, a Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão propõe-se realizar um conjunto de ações, dedicadas ao público escolar e ao público geral, sobre as diferentes temáticas europeias.
Local | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Projetos | +Leitura+Aprendizagem; +Leitura+Comunidade
Públicos | infantil, jovem; adulto

Pais IN/Formados
Tendo consciência das dificuldades por que passam os pais e educadores no que diz respeito à educação das suas crianças, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco dará continuidade à iniciativa Pais IN/Formados onde serão realizadas, trimestralmente, ações dinamizadas por psicólogos da Clínica de Desenvolvimento MIM, que ajudarão os pais/educadores na sua missão de educadores, fornecendo-lhes informação, orientação e aconselhamento sobre diversas temáticas ligadas à criança e ao jovem, tais como, birras, desfralde, pré-adolescência, dependências, bullying, entre outras.
Iniciativa realizada nas modalidades presencial ou online.
Local | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Projeto | +Leitura+Família
Público | famílias

e-theca
A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, decidida a apostar na inovação e nas tecnologias digitais ao dispor da literatura, iniciou no passado ano letivo o projeto de leitura municipal +Leitura+Digital, cujo principal propósito e ambição é trazer a literatura digital ao quotidiano dos leitores famalicenses.
A grande ambição é criar de um espaço próprio e exclusivo dedicado à leitura digital, ao qual denominamos de e-theca. Este espaço de leitura informal já começou a ser instalado na sala de leitura infantojuvenil com colocação de uma mesa interativa, a disponibilização de tablets e a aquisição de obras literárias enquadradas nesta temática.
Continuaremos em 2020/2021 com a dinamização de um programa de ações especificamente estruturado para trabalhar e dar a conhecer a literatura digital à comunidade famalicense.
Local | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Projeto | +Leitura+Digital
Público | vários públicos

Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor