Projetos continuados

Bebéteca
É um serviço da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco destinado a bebés até aos 2 anos de idade, devidamente acompanhados por um adulto responsável.
Este espaço, especialmente pensado para esta faixa etária, dispõe de mobiliário colorido e de uma coleção de livros apropriada a este público. Almofadas, puffs, livros com cores, texturas, cheiros e sons, permitem estimular, desde cedo, o gosto pela leitura e pelo livro transformando-o num objeto do quotidiano dos bebés.
A Bebéteca tem como missão motivar, desde cedo, as crianças para a linguagem oral e escrita de forma harmoniosa, envolvendo os bebés no contato com o livro impresso, através da leitura de histórias em voz alta, da exploração de imagens e do manuseamento dos livros.
As sessões da Bebéteca decorrem uma a duas vezes por mês para as instituições do concelho e, um sábado por mês, para as famílias.
Veja o programa anual da Bebéteca aqui

Mala de histórias
Este projeto visa proporcionar aos utentes do serviço de pediatria, do Centro Hospitalar do Médio Ave, momentos de contacto com os livros e as histórias que eles contam, facilitando ainda mais o seu período de convalescença.
A Mala de Histórias é um projeto de cultura solidária e de aprofundamento da rede municipal de leitura pública, com o qual se pretende promover o livro como um companheiro no processo de reabilitação e restabelecimento dos doentes internados.
No âmbito desta iniciativa, uma técnica de animação de leitura da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco visita, uma vez por mês, as crianças internadas no Centro Hospitalar do Médio Ave, “com uma mala cheia de histórias”.

Troca por troca: deixe um livro, leve outro
 “Troca por troca: deixe um livro, leve outro” é um projeto municipal de leitura, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, e pretende envolver a comunidade local numa campanha de oferta e troca de livros usados.
Este projeto municipal de leitura permitirá potenciar o interesse pelo livro, consolidar hábitos de leitura, bem como, proporcionar o acesso a novas leituras e à renovação das coleções particulares.
Ver normas de participação aqui

ESPAÇO S(énior)
Com a intensão de afirmar a Biblioteca Municipal como um espaço de referência para a ocupação dos tempos livres dos mais idosos, e tirando desse espaço proveito para aprofundar conhecimentos e estabelecer novas formas de contacto com a arte, a cultura e a informação, o ESPAÇO S(énior) pretende atrair novos leitores para a biblioteca e promover novos hábitos junto desta faixa etária.
O projeto inclui diversas atividades que são desenvolvidas para os idosos e com os idosos, assumindo-se como um espaço dedicado aos encontros com a leitura, ao empréstimo de livros, à música, ao cinema e à tertúlia, onde se comentem acontecimentos do quotidiano e se abordem assuntos de interesse comum desse público específico.
Veja o programa anual do ESPAÇO S(énior) aqui

Antena de informação europeia
A Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão, sedeada na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, assume-se como uma extensão do Centro de Informação Europe Direct de Barcelos e é um serviço especialmente dedicado ao efeito multiplicador da mais variada informação produzida pelas instituições europeias.
Considerando que a Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão se propõe assumir como um intermediário entre os cidadãos europeus e a União Europeia e, através desse desígnio, chegar a um número mais alargado de cidadãos, concretiza a sua missão através da disponibilização de um espaço próprio, na área das publicações periódicas, com documentação, publicações e folhetos sobre políticas e programas europeus.
Para além deste espaço próprio e especializado, a Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão propõe-se realizar um conjunto de ações, dedicadas ao público escolar e ao público geral, sobre as diferentes temáticas europeias.

Um berço de histórias
 “Um berço de histórias” é um projeto dirigido às famílias e tem como principal objetivo ajudar os pais a tornarem-se mais proativos e conscientes da importância da leitura na primeira infância.
Assim, pretendemos com este projeto, fornecer ferramentas aos pais que lhes permitam ter uma maior facilidade na seleção de livros de literatura infantil, bem como, dar-lhes a conhecer estratégias de animação de leitura.

Leituras em família
 “Leituras em família” é um projeto que emerge da necessidade de sensibilizar as famílias para a importância da criação de hábitos de leitura junto das crianças.
Este projeto, que se pretende assumir como uma comunidade de leitores continuada, será desenvolvido no Polo da Biblioteca de Riba de Ave, Joane e Ribeirão e contará com um conjunto de atividades das quais destacamos encontros com escritores e ilustradores, workshops, horas do conto e oficinas de escrita criativa.

Banco de livros escolares
O Banco de Livros Escolares de Vila Nova de Famalicão, tem como propósito o fomento da partilha de livros escolares, maximizando a recuperação de manuais escolares usados e disponibilizando-os, gratuitamente, a quem deles necessite.
O Município de Vila Nova de Famalicão, através da Rede Municipal de Leitura Pública, lança, anualmente, este projeto que pretende envolver e sensibilizar toda a comunidade escolar, nomeadamente os alunos, os encarregados de educação e os professores, para a necessidade de reutilização dos manuais escolares usados, para a sua correta utilização durante o período de «posse» e, consequentemente, para as boas práticas em matéria de responsabilidade social e ambiental.
Ver normas de participação aqui

Agenda
Pesquisa
Newsletter
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor