Eventos de realização anual

Semana da Leitura das Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão
No âmbito da comemoração da Semana da Leitura proposta pelo Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e as Bibliotecas Escolares de Vila Nova de Famalicão organizam, em conjunto, um programa de atividades educativas e culturais envolvendo um total de 36 bibliotecas públicas e escolares, espalhadas por todo o concelho de Vila Nova Famalicão.
Para festejar a Língua, a Leitura e os Livros, durante toda a semana realizar-se-ão diversas iniciativas dirigidas tanto à comunidade educativa como à população geral do nosso concelho.

Maratona da Biblioteca
De forma a comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril), a Biblioteca Municipal organizará um programa de atividades dedicado ao livro e à leitura, propondo, entre outras atividades, encontros com escritores e/ou ilustradores, horas do conto, oficinas, ateliers, peças de teatro…

Dormir com os livros
Esta iniciativa pretende aproximar as crianças do mundo dos livros e da leitura, e tem como pretexto a comemoração do fim das aulas e o início das férias.
A atividade decorrerá num ambiente completamente diferente daquele a que todos estão habituados e visa, essencialmente, desconstruir a perceção que a maioria das crianças, e até mesmo os adultos, têm em relação a este tipo de espaços públicos de leitura, despertando-os para o gosto pelo livro e pela leitura.

Tardes com livros
Durante 2 semanas, no decorrer do mês de julho, a biblioteca itinerante “Bibliomóvel” estará estacionada, em pleno Parque D. Maria II, oferecendo, a quem lá passe, uma diversidade de leitura e de atividades de animação complementares.
Com esta iniciativa, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco procura criar espaços variados e acolhedores de fruição da leitura, com o objetivo de disponibilizar um espaço de leitura diferente do tradicional.

Biblioteca assombrada
Esta atividade pretende comemorar o Dia das Bruxas com um conjunto de atividades de arrepiar até os mais corajosos. Num cenário montado a rigor para a ocasião ouvir-se-ão contos assombrosos, realizar-se-ão oficinas monstruosas e assistir-se-á a filmes de pôr os cabelos em pé.

Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho
O Grande Prémio de Ensaio instituído em 2009 e que, anualmente, distingue uma obra de ensaio literário publicada em livro, é resultado de um plano de ação cultural em torno do conhecimento e reconhecimento da personalidade de Eduardo Prado Coelho.
Assim, no seguimento da parceria instituída entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Associação Portuguesa de Escritores, pretende-se realizar, anualmente, uma edição do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho.

Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão organiza, anualmente, um Encontro que pretende reunir técnicos das áreas do Ensino e da Biblioteconomia, onde são apresentadas e partilhadas as boas práticas que os diversos municípios desenvolvem nesta área específica.
A organização deste evento conta com a colaboração do Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão.

Agenda
Pesquisa
Newsletter
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor