Notícias

A UM DEUS DO CÉU E OUTROS CONTOS, de Maria Fraterna
13.07.2023

Casa do Território | 21 de julho | 21h00 | com a participação especial do Professor Sérgio Guimarães de Sousa

BIBLIOGRAFIA ABREVIADA: Maria de Fátima Carvalho da Silva Cardoso é conhecida pelo pseudónimo de Maria Fraterna, quando assina a sua obra literária. Nasceu no Minho, Portugal, em 1959.  É licenciada em Direito e trabalha como jurista, na Câmara Municipal de V. N. de Famalicão. O seu primeiro livro de poesia: “No Assédio do Tempo” (2020), foi um importante acontecimento literário, por integrar o I Prémio Literário Ser Mulher 2019. Em 2022, lançou o seu segundo livro de poesia: “De Dentro para Fora”. “A Um Deus do Céu e outros contos” é o seu mais recente livro de prosa narrativa, sendo que o conto: “O Melhor Natal de Sempre” foi premiado em 2020. É coautora em revistas, coletâneas e antologias poéticas.

SINOPSE: A obra é composta por dez contos. A sua autora, Maria Fraterna, ostenta uma narrativa que oscila entre o que pode ser a prosa e a poesia, bem como a chave para a descrição de relações de amor efémero, memórias, isolamento e contradições, no seio consistente de um universo físico, onde ressalta a exuberância de um mundo natural pouco visto.
De conto em conto o espaço rodopia ao sabor dos trilhos e os desafios da natureza que em concreto se desmistifica: num rio feliz, num mar de ondas gigantes, nas montanhas desmedidas, na incerteza das árvores e das flores silvestres, sem faltar a “explicação dos pássaros”, nem os idílicos miradouros, nem os materiais geológicos e as sentimentais capelas.
Assim nasce o conto “A Um Deus do Céu”, cujo título, por se tratar de um conto alusivo ao amor germinado na personagem Júlia, mas do qual resulta o desfecho da curta paixão vivida, porque Artur desaparece da relação e parte para outro destino. “Um Deus do Céu” vigia o íntimo pudor, por entre as cercas do desejo, numa singular caminhada, através do santuário natural do Parque Nacional da Peneda-Gerês

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor